Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1070
Título: Gestão da diversidade em organizações contemporâneas
Autor(es): Ferreira, Ely Rodrigues
Palavras-chave: Organizações
Diversidade - Gestão
Inclusão social
Vantagem competitiva
Data do documento: 2016
Citação: FERREIRA, Ely Rodrigues. Gestão da diversidade em organizações contemporâneas. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As organizações contemporâneas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e diversificado, desse modo a sociedade passou a demandar políticas direcionadas para a inclusão social e o combate ao preconceito por meio da gestão da diversidade, dada a importância da diversidade tanto para a sociedade quanto para as organizações. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar como os gestores lidam com a diversidade e o preconceito, nas relações sociais e organizacionais, em prol de um ambiente competitivo e harmonioso. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de pesquisa utilizou-se o roteiro semiestruturado em entrevistas os gestores de 06 (seis) das principais lojas do setor varejista do município de Cacoal/RO, tais como: supermercadistas, lojas de materiais de construção, vestuário e concessionárias. A pesquisa foi realizada no período de 23 de abril a 14 de maio de 2016. Os resultados da análise apontaram que a forma como gestores lidam com a diversidade e o preconceito, nas relações sociais e organizacionais no munícipio de Cacoal/RO, ainda é totalmente incipiente. Uma vez que, os gestores se posicionam em relação à diversidade dentro da empresa como algo desnecessário para o desenvolvimento da organização. No entanto, ficou evidenciado que as empresas estão promovendo a diversidade, apesar de que muito superficialmente, desse modo apresentando em seu quadro de funcionários pessoas com deficiências quase imperceptíveis e baixa representatividade ou ausência de indivíduos pertencentes aos grupos tipos como minoritários, dessa maneira a gestão da diversidade nessas organizações pouco contribui com a empregabilidade de indivíduos diversos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1070
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTÃO DA DIVERSIDADE EM ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS.pdf551,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador