Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1075
Título: Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO: evolução dos programas de crédito na região centro sul do Estado de Rondônia - Brasil
Autor(es): Lima, Laílian Andrade de
Palavras-chave: Crédito - Programas
FNO - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Laílian Andrade de. Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO: evolução dos programas de crédito na região centro sul do Estado de Rondônia - Brasil. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O FNO tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Norte, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em conformidade com os planos regionais de desenvolvimento. No período de 2005 a 2014, a Região Centro Sul do Estado de Rondônia absorveu cerca de 4% do valor total de contratações dos programas com recursos do FNO em toda Região Norte. Essa pesquisa teve como objetivo descrever a evolução das contratações dos programas de crédito do Banco da Amazônia S.A., com recursos do FNO, na Região Centro Sul do Estado de Rondônia no período de 2005 a 2014, bem como identificar os setores que apresentaram maior valor em contratações e as vantagens obtidas pelos micro e pequenos empresários, produtores e demais beneficiados pelos programas do FNO. A metodologia utilizada foi de pesquisa aplicada, com levantamentos de dados nos relatórios de gestão do FNO e outros materiais publicados pela própria instituição financeira. Como resultados do estudo, destacam-se o maior crescimento nas contratações ocorridas no exercício de 2012, a evolução foi de 289,45% na Região Centro Sul do Estado de Rondônia, 205,1% no Estado de Rondônia e 129,1% em toda Região Norte. O maior decrescimento das contratações na Região Centro Sul do Estado de Rondônia foi de 46,9%, e na Região Norte foi de 27,2%, ocorridos em 2011, e no Estado de Rondônia foi de 64,1% ocorrido em 2010. Houve um equilíbrio na distribuição de recursos em 2014, com 47,9 % do valor total contratado concedido ao setor rural, e 52,1% os demais setores. E as vantagens para os beneficiários de segmentos produtivos de menor porte, como produto, custo, prazo e carência adequados de acordo com o tipo de investimento e sua maturação. Finalmente verificouse que a evolução nas contratações analisadas em uma grande região pode ser interpretada como tendência para as micro e pequenas regiões, mas não pode ser considerada assertiva quando o intuito é avaliar a real eficiência da instituição financeira em promover o desenvolvimento social em toda a Região Norte.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Bernadete Junkes, PhD.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1075
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laílian Andrade de Lima - TCC 2016-01.pdf221,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador