Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1079
Título: O custo do absenteísmo no Hospital Regional de Cacoal - RO no período de 2011 a 2013
Autor(es): Pereira, Leandro Júnior
Palavras-chave: Absenteísmo
Doenças ocupacionais
Custos
Enfermagem
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, Leandro Júnior. O custo do absenteísmo no Hospital Regional de Cacoal - RO no período de 2011 a 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O absenteísmo é um problema recorrente nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, quando caracterizado pela ausência ao trabalho. No setor público é uma realidade bastante preocupante, uma vez que gera gastos públicos, afetando toda a população, que é a parte responsável pelo pagamento adicional das ausências. Este estudo teve como objetivo analisar os custos incorridos pelas ausências dos profissionais em enfermagem no Hospital Regional de Cacoal, no período de 2011 a 2013. Foram verificadas as ausências em virtude de atestados médicos, licença maternidade, doação de sangue e faltas não justificadas. Os dados foram coletados por meio de consulta documental nos registros do setor de Recursos Humanos e Gerência de Enfermagem da unidade hospitalar e organizados em planilhas eletrônicas. Os resultados evidenciaram que as ausências por atestados médicos somaram 2.654, totalizando 12.467 dias de afastamento, com índice de 4,49% de absenteísmo no período. Também, a categoria dos técnicos em enfermagem é responsável pelo maior percentual com 83,13% do total. Os valores ocorridos em virtude das ausências investigadas atingiram R$ 920.448,32 destacando-se o ano de 2013 com R$ 448.800,68 responsável por 48,76% do montante. Considerando a quantidade de atestados médicos apresentada pela equipe de enfermagem, indica a necessidade de análise destes atestados correlacionando-os às patologias e o período de afastamento. Também, é interessante pesquisar o absenteísmo de outros grupos de profissionais que atuam na unidade hospitalar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof. ª Dra. Maria Bernadete Junkes, PhD.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1079
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leandro - Após apresentação.pdf506,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador