Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1080
Título: Desafios e benefícios do teste de recuperabilidade no município de Cacoal-RO
Autor(es): Fernandes, Aline Moreira
Palavras-chave: Contabilidade pública
NBC T SP 16.10
Recuperabilidade
Data do documento: 2016
Citação: FERNANDES, Aline Moreira. Desafios e benefícios do teste de recuperabilidade no município de Cacoal-RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou a NBCT SP 16.10, na qual estão dispostos os conceitos e procedimentos básicos a serem observados por ocasião do reconhecimento da perda dos benefícios do ativo imobilizado, ou seja, sobre a execução do teste de recuperabilidade. O estudo teve como objetivo geral verificar os benefícios e desafios na percepção dos servidores públicos que atuam como contadores e auditores no Município de Cacoal-RO acerca do teste de recuperabilidade aplicado ao setor público previsto na NBCT SP 16.10. Em relação à metodologia, empregou-se a pesquisa qualitativa e dedutiva de natureza aplicada. O alcance do objetivo proposto deu-se pela realização de pesquisa exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. A análise dos dados possibilitou considerar junto aos órgãos Públicos do Município de Cacoal-RO, que os benefícios em relação à implantação deste procedimento, têm por objetivo melhorar a informação evidenciada nas demonstrações contábeis. Dentre os desafios encontrados, registra-se à qualificação dos servidores, os quais possuem pouco conhecimento da aplicação o teste de recuperabilidade. Verificou-se com este estudo que a comissão de reavaliação de bens continua atuante e os servidores que a compõe encontram-se em plena realização desse procedimento. Outro fato relevante: o Município de Cacoal-RO, já possui um órgão que realizou esse procedimento de reavaliação de bens em sua totalidade, portanto os valores de todo o imobilizado evidenciado nas demonstrações se encontram atualizados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1080
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL-ALINE MOREIRA-ACC cd.pdf691,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador