Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1081
Title: A contabilidade como ferramenta de promoção do desenvolvimento sustentável: um estudo no município de Cacoal
Authors: Schmidt, Kelly Inacio
Keywords: Contabilidade socioambiental
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Issue Date: 2016
Citation: SCHMIDT, Kelly Inacio. A contabilidade como ferramenta de promoção do desenvolvimento sustentável: um estudo no município de Cacoal. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Abstract: A contabilidade como instrumento de controle, auxilia no processo de gestão, planejamento e análise nas áreas econômica, social, ambiental e financeira e o profissional contábil assume um papel relevante nesse processo, o qual, por meio das informações geradas, busca orientar, conscientizar e auxiliar na execução e no controle das atividades operacionais das empresas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo geral analisar se os contadores contribuem para mensuração, evidenciação e orientação dos eventos da contabilidade socioambiental na promoção do desenvolvimento sustentável nas organizações. Utilizou-se da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo, realizada com contadores e gestores de empresas que operam diretamente com eventos que tratam da contabilidade ambiental e social em seu processo produtivo, dentre elas cerâmicas, curtume, frigorífico e madeireiras. A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2016, por meio de entrevistas com apoio de roteiro semiestruturado. Os resultados apontaram que a contabilidade socioambiental não é uma realidade nas organizações estudadas, os profissionais contábeis compreendem que podem contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, no entanto, os empresários não possuem muito conhecimento sobre a contabilidade socioambiental e não entendem a sua importância para subsidiar as práticas sustentáveis. Tanto contadores como empresários alegaram que a contabilidade atende somente as exigências legais. O empresário entende que o papel de orientar a sustentabilidade nas organizações é do engenheiro ambiental e florestal e não do contador.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1081
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Kelly 13 07 16 Correcao ortografica.pdf431,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.