Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1082
Título: Evasão acadêmica nos cursos da Universidade Federal de Rondônia Campus-Francisco Gonçalves Quiles/Cacoal: um estudo com os alunos que concluiriam o curso em 2015
Autor(es): Pereira, Sandra Meire Oliveira
Palavras-chave: Ensino superior
Evasão acadêmica
Unir - Cacoal
Data do documento: 6-Jul-2016
Citação: PEREIRA, Sandra Meire Oliveira. Evasão acadêmica nos cursos da Universidade Federal de Rondônia Campus-Francisco Gonçalves Quiles/Cacoal: um estudo com os alunos que concluiriam o curso em 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: evasão universitária tem sido motivo de preocupação para a sociedade e para o Estado, que vem implantando políticas direcionadas aos que pretendem ter uma formação superior e consequente qualificação para o mercado de trabalho. Assim, essa pesquisa objetivou verificar os principais motivos de evasões acadêmicas dos cursos da Universidade Federal de Rondônia, campus de Cacoal. De abordagem qualitativa e quantitativa, quantos aos objetivos, a pesquisa foi descritiva e exploratória e realizada junto aos evadidos das turmas concluintes em 2015 dos quatro cursos oferecidos no campus – Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção, e quanto aos procedimentos técnicos foi documental, de revisão bibliográfica e de aplicação de questionário em campo, com questões semiestruturadas. Fizeram parte da amostra quinze pessoas. Os resultados revelaram que, da população, 66% dos evadidos eram originários de outros estados ou municípios. Conforme a amostra, no período da evasão dos cursos 47% não atuavam no mercado de trabalho e do total, 27% têm, hoje, participação em mais de 60% na renda familiar e 40% continuavam sem atividade remunerada. Os dados revelaram que as principais causas da evasão foram as dificuldades em conciliar os estudos com o trabalho, seguida da falta de identificação com o curso e da dificuldade em aprender o conteúdo e os evadidos sugeriram, principalmente, mais implantação de políticas assistenciais e projetos remunerados para dar suporte aos ingressantes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela de Castro Correa Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1082
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC SANDRA MEIRE.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador