Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1083
Título: O fazer artístico no espaço escolar: A construção de saberes para o ensino de artes visuais no Ensino Médio
Autor(es): Godin, Juliana Martins
Faria, Wendell Fiori de
Palavras-chave: Fazer Artístico
Ensino de Arte
Artes Visuais
Data do documento: 2015
Citação: GODIN, Juliana Martins. O fazer artístico no espaço escolar: A construção de saberes para o ensino de artes visuais no Ensino Médio. 2015. 205 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação l em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa-ação colaborativa, de vertente emancipatória, desenvolvida com professores de Arte da rede pública estadual da cidade de Ji-paraná - Rondônia, e se insere na linha de pesquisa “Currículo e Práticas Pedagógicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas/UNIR. Utilizaram-se como instrumentos para registro de dados: observação, análise documental, questionários, entrevistas e grupo-focal. O objetivo principal da investigação foi analisar como projetos práticos de produção artística estavam sendo desenvolvidos pelos professores nas aulas de Arte, especialmente, na subárea Artes Visuais e construir em colaboração com os professores uma proposta de intervenção no sentido de colaborar para a (Re)Construção do fazer artístico nessas aulas. Foi realizado um diagnóstico inicial que compreendeu a observação, aplicação de questionários e análise documental, cujo objetivo foi analisar a estrutura das aulas ministradas pelos professores de Arte da escola pesquisada, traçando um paralelo com as propostas sugeridas por teóricos da área. Após o levantamento dos dados constatou-se que as aulas de Arte eram em sua maioria teóricas ou se limitavam à execução de pequenos trabalhos para serem realizados em casa. Em um segundo momento, foram desenvolvidas atividades de estudo, planejamento e aplicação de aulas práticas em formato de oficinas, em conjunto com os professores e alunos, com base na Abordagem Triangular para o ensino de Arte que compreende a Produção, Apreciação e Contextualização. A última etapa da pesquisa consistiu-se na avaliação das ações pelos participantes e outros envolvidos direta ou indiretamente, com relação aos resultados alcançados. A possibilidade de aplicação do fazer artístico em sala de aula por meio da Abordagem Triangular, até então ausente na escola, permitiu aos participantes a construção de um novo olhar para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que tende a estar mais próxima daquilo que é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, vinculando-se a um processo ensino aprendizagem que trata a arte como linguagem, entendida como forma de comunicação humana impregnada de valores culturais e estéticos que envolvem múltiplas relações, constituídas por um sistema de signos como os visuais, sonoros e corporais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof.Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1083
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana M. Godin_O fazer artístico no espaço escolar.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.