Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/110
Título: Avaliação de Desempenho dos Produtores de Leite: Proposta de Metodologia Fundamentada na Lógica Fuzzy
Autor(es): Conde, Fábio Mamoré
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho
Produtores de Leite
Lógica Fuzzy
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA)
Data do documento: 2012
Citação: CONDE, F. M. Avaliação de desempenho dos produtores de Leite: proposta de metodologia fundamentada na Lógica Fuzzy. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: Caracterizada como uma das mais tradicionais estruturas produtivas do Brasil, a indústria de alimentos contribuiu em 2009 com quase 10% do Produto Interno Bruto do País. O setor de laticínios destaca-se entre os quatro principais e seu impacto pode ser observado ao examinar o aumento de aproximadamente 10 vezes na exportação de litros de leite no período compreendido entre 1997 e 2006. Tal observação demonstra ainda a diminuição expressiva da importação brasileira de produtos lácteos, que passou de 387 mil quilos em 1998 para 55 mil quilos em 2006. Em Rondônia, o aumento na produção de leite (em bilhões de litros) alcançou 400% de crescimento na progressão de 1990 a 2007. Porém, mesmo com esse aumento, a produtividade é aproximadamente 10 vezes menor que o primeiro colocado no ranking nacional: Minas Gerais. A associação do avanço do setor com a relativa baixa produtividade caracteriza uma lacuna quanto ao ‘desempenho’ dessa produção, sendo este o objeto de análise desta dissertação. A proposta é preencher tal lacuna com uma metodologia de avaliação, com estrutura organizada em um modelo modularizado, a partir da utilização de métodos multivariáveis e do tratamento da incerteza. Composta por quatro módulos, esta metodologia é concebida sobre as bases da Lógica Fuzzy, com a utilização da Análise Fatorial e Análise Envoltória de Dados. Deste modo, determinando a avaliação do desempenho do produtor. Nesta aplicação, consideram-se duas simulações com estratégias diferentes objetivando validar a metodologia. As aplicações práticas ocorreram com dados de 485 produtores de leite de 23 municípios de Rondônia, do ano produtivo de 2008 e coletados em 2009 pelo Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Os resultados indicam a utilização da presente metodologia como um artefato consistente e prático para desenvolver uma ferramenta de auxílio na avaliação do desempenho da produção de leite.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Tomas Daniel Menendez Rodriguez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/110
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conde, Fábio Mamoré.pdf5,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.