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Título: Características transacionais e comportamentais nas relações comerciais dos agentes da Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Inhame de Alvorada d’Oeste-RO (AAFEPIA).
Autor(es): Souza, Tatiana Ferreira de Lima
Palavras-chave: Relações comerciais
Associação
Produtores
Características transacionais
Características comportamentais
Custos de transação - Teoria
Data do documento: 2014
Citação: SOUZA, Tatiana Ferreira de Lima. Características transacionais e comportamentais nas relações comerciais dos agentes da Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Inhame de Alvorada d’Oeste-ro (AAFEPIA). 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as características transacionais e comportamentais dos agentes interferem nas relações comerciais da AAFEPIA, a base da Teoria dos Custos de Transação buscou identificar tais características e a sua influência sobre as transações, conhecer quem são os componentes e identificar a sua importância nas relações firmadas, a presença da racionalidade limitada e o do oportunismo ficam evidentes, resultando em acordos regidos pela confiança e as dificuldades de conseguir produzir em grandes escalas, ficando sujeitos ao poder de compra dos intermediários. A pesquisa teve caráter básico, exploratória com abordagem qualitativa e o método utilizado foi o dedutivo, quanto às técnicas utilizadas foram bibliográficas com uso de questionários aplicados para os agricultores familiares e produtores de inhame do município de Alvorada D’Oeste. Verificou-se que mesmo participando da associação, a maioria das transações são realizadas individualmente, em todos os acordos celebrados a confiança é predominante, os critérios para o aumento da produção são feitos com base na lucratividade, em relação à demanda da produção mesmo sem ter uma pesquisa de mercado o grau de incerteza é inexistente e que a frequência das transações não asseguram a certeza dos recebimentos da produção vendida. Fica a critério dos associados estabelecerem as regras de comercialização buscando alternativas que agreguem valores e satisfaçam coletivamente a todos os associados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Juander Antônio de Oliveira Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1108
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