Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1109
Título: Perfil do acadêmico concluinte dos cursos de Administração de uma instituição pública e de uma instituição privada quanto as suas expectativas sobre o mercado de trabalho
Autor(es): Borges, Thais da Silva
Palavras-chave: Mercado de Trabalho
Administrador
Expectativas
Habilidades
Competências
Data do documento: 2014
Citação: BORGES, Thais da Silva. Perfil do acadêmico concluinte dos cursos de Administração de uma instituição pública e de uma instituição privada quanto as suas expectativas sobre o mercado de trabalho. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esse estudo trata de uma pesquisa realizada junto aos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública e privada, localizadas no município de Cacoal/RO e Pimenta Bueno/RO. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o perfil dos acadêmicos que estão concluindo o curso de Administração de uma IES pública comparado ao de uma IES privada quanto às expectativas sobre o que exige o mercado de trabalho. Para obter os resultados utilizou-se pesquisa descritiva de caráter exploratório, com método dedutivo e abordagem qualitativa. Foram utilizadas como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e um questionário contendo 20 questões. Os participantes da pesquisa foram os concluintes das IES, sendo 27 da instituição pública e 17 da instituição privada. O resultado mostrou que os concluintes são jovens entre 18 a 23 anos e que todos trabalham, sendo a maioria em empresa privada no ramo administrativo ou financeiro. Foi apontado que a maioria dos concluintes das IES pretende ocupar futuramente cargo público através de concurso, e que se sentem parcialmente satisfeitos com o conteúdo curricular disponibilizado pelas IES. Mostrou também um elevado grau de satisfação quanto às competências e habilidades que os concluintes acreditam possuir. Sugere-se então que as IES apliquem avaliações com os acadêmicos a fim de verificarem os pontos a serem melhorados para que satisfaça suas necessidades de formação para atuação no mercado de trabalho, aguçando assim as habilidades e competências a serem agregadas em seu perfil e poderem aplicar nas empresas, somando com bons resultados e sucesso organizacional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Prof.ª M.ª Jane Aparecida Nunes de Araújo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1109
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 CAPA ACC PRONTA.pdf96,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2 Artigo Thais versão final.pdf385,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3 ANEXOS.pdf164,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador