Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1111
Título: Análise comparativa do valor do metro quadrado dos imóveis, entre os municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, no Estado de Rondônia.
Autor(es): Silva, Jesiel Honorato da
Palavras-chave: Mercado imobiliário
Análise comparativa
Metro quadrado - Preço
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Jesiel Honorato da. Análise comparativa do valor do metro quadrado dos imóveis, entre os municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena, no Estado de Rondônia. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O mercado imobiliário brasileiro é um mercado que possui características próprias se influenciados por vários fatores, internos e externos, é um setor importante para economia local e regional e está diretamente ligado aos assuntos sociais dos municípios. O mercado imobiliário de Cacoal não é diferente, possui suas particularidades, é um mercado crescente e apresenta fenômenos em relação aos preços dos imóveis que interferem diretamente na economia local. O presente trabalho apresenta um estudo realizado com foco numa análise comparativa do valor do metro quadrado dos imóveis dos municípios de Cacoal em relação aos municípios de Ji-Paraná e Vilhena, no estado de Rondônia. A pesquisa é descritiva exploratória, com a abordagem qualitativa e quantitativa e método comparativo. Foram pesquisados os imóveis que compreendem todas as classes sociais, nos três municípios. Estão apresentados neste artigo os preços médios dos imóveis, em quatro segmentos de mercado; sendo salas comerciais, casas, apartamentos e terrenos. Também, foram abordados no trabalho, assuntos pertinentes aos respectivos mercados imobiliários locais, segundo a percepção dos participantes. Participaram da pesquisa os responsáveis pelas empresas e profissionais corretores que atuam no mercado imobiliário nos três municípios, através de questionários e formulários. Mediante aos resultados desta pesquisa, verifica-se que o valor do metro quadrado dos imóveis no município de Cacoal é mais elevado que Ji-Paraná e Vilhena. Em virtude das dificuldades em obter informações a respeito dos valores de imóveis, nas empresas imobiliárias, sugere-se que a pesquisa seja feito diretamente com os donos dos imóveis à venda, nos bairros.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Tumelero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1111
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC CAPA 2014 final.pdf16,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PRONTO Jesiel.pdf331,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador