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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Vera Lúcia Andrade dos-
dc.date.accessioned2016-08-25T14:12:38Z-
dc.date.available2016-08-25T14:12:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Vera Lúcia Andrade dos. Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796. 2016, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Eliete Zanelato.pt_BR
dc.description.abstractA atual transformação social ao qual sociedade contemporânea está inserida faz com que a educação se atualize constantemente, por isso, leis que regem essa educação são alteradas buscando atender uma necessidade atual. Partindo desta perspectiva o presente estudo busca aprofundar a reflexão sobre a Pré-escola e sua especificidade. Objetiva-se com a pesquisa verificar o funcionamento e contribuição da pré-escola para o desenvolvimento da criança, para tanto, faz-se uma discussão sobre a Pré-escola e a Lei 12.796, seus rumos sob um viés social e crítico. Para tanto, em busca de atingir os objetivos utilizou como fonte de conhecimento a pesquisa bibliográfica e a de campo. Sendo que para a primeira utilizou-se algumas literaturas que tratam sobre o assunto, entre os autores utilizados destacam-se: Saviani (1999), Nicolau (1990; 1995), Drouet (1990), Brasil (1998;1988), Freire (1979), entre outros, as fontes bibliográficas variam de livros, revistas, artigos, dissertações e teses. Já a pesquisa de campo foi realizada com 8 professores e 6 pais, ambos investigados são responsáveis por alunos matriculados em turmas da pré-escola de duas escolas do município de Ariquemes – RO, vale ressaltar que uma escola é da rede pública e uma da rede privada. Através das pesquisas foi possível identificar anseios e dificuldades da pré-escola frente ao desafio de ofertar o ensino Pré-escolar a todas as crianças que estão dentro da idade recomendada. O trabalho não foi uma tarefa fácil, mas vale destacar que este é de suma importânc ia para compreender as transformações que vem ocorrendo na educação, podendo desta forma contribuir para a reflexão sobre a necessidade de atentar-se para as políticas voltadas a Educação Infantil, compreendendo a educação como um todo e que todos os sujeitos são de alguma forma impactados com as consequências desse ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-23T00:14:38Z No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA ANDRADE DOS SANTOS.pdf: 1731373 bytes, checksum: 2232b405c69c5d0f43fc8c9c4d90b6bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:05:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA ANDRADE DOS SANTOS.pdf: 1731373 bytes, checksum: 2232b405c69c5d0f43fc8c9c4d90b6bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-25T14:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA ANDRADE DOS SANTOS.pdf: 1731373 bytes, checksum: 2232b405c69c5d0f43fc8c9c4d90b6bb (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectLei 12.796pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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