Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
Title: Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.
Authors: 
Lopes, Evelin Torres
Keywords: Educação inclusiva
Salas Inclusivas - Surdez
Profissionais capacitados
Issue Date: 2016
Citation: LOPES, Evelin Torres. Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. 2016, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise realizada através de uma pesquisa com professores e intérprete que atuam com alunos surdos em salas inclusivas e tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Ariquemes e ao mesmo tempo verificar se a escola está preparada para atender a esse público, quanto à profissionais capacitados. Para o levantamento empírico foram elaboradas dezesseis questões, onde foram entrevistadas duas professoras, duas interpretes e também foi realizada observação em sala de aula. Com o levantamento desses dados foi possível observar que a falta de profissionais capacitados é evidente nas duas escolas pesquisadas o que influência, de certa forma, negativamente no desenvolvimento educacional dos alunos e contribui para que o fracasso escolar dos mesmos ocorra. Diante disso é notável que a presença de profissionais capacitados é essencial para o processo de inclusão de alunos surdos nas salas de ensino regular, para proporcionar a inclusão de fato.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOPES, E. T..pdfArtigo principal846,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.