Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorLopes, Evelin Torres-
dc.date.accessioned2016-08-25T14:13:09Z-
dc.date.available2016-08-25T14:13:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLOPES, Evelin Torres. Um olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais. 2016, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1116-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise realizada através de uma pesquisa com professores e intérprete que atuam com alunos surdos em salas inclusivas e tem como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Ariquemes e ao mesmo tempo verificar se a escola está preparada para atender a esse público, quanto à profissionais capacitados. Para o levantamento empírico foram elaboradas dezesseis questões, onde foram entrevistadas duas professoras, duas interpretes e também foi realizada observação em sala de aula. Com o levantamento desses dados foi possível observar que a falta de profissionais capacitados é evidente nas duas escolas pesquisadas o que influência, de certa forma, negativamente no desenvolvimento educacional dos alunos e contribui para que o fracasso escolar dos mesmos ocorra. Diante disso é notável que a presença de profissionais capacitados é essencial para o processo de inclusão de alunos surdos nas salas de ensino regular, para proporcionar a inclusão de fato.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-23T00:39:43Z No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:09:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-25T14:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES, E. T..pdf: 866981 bytes, checksum: 78d4cf1b933a9d8beb1a14ac10c55bab (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSalas Inclusivas - Surdezpt_BR
dc.subjectProfissionais capacitadospt_BR
dc.titleUm olhar sobre o processo de inclusão de alunos surdos nos anos iniciais.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES, E. T..pdfArtigo principal846,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.