Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118
Título: Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização
Autor(es): 
Gomes, Joelma Santos
Palavras-chave: Oralidade
Alfabetização
Letramento
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, Joelma Santos. Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização. 2016, 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento Pedagogia, Ariquemes, 2016.
Resumo: corrente estudo teve como temática a oralidade e o letramento. O objetivo central que norteou este trabalho consiste em verificar as concepções de oralidade e letramento de professores alfabetizadores de uma escola pública municipal da cidade de Ariquemes, estado de Rondônia. Para o corrente tema, adotamos a pesquisa bibliográfica em livros impressos, em sites de buscas com acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, e em concomitância a pesquisa de campo com os professores. No transcorrer dos trabalhos vimos que embora essas duas modalidades apresentem diferenças, também dúvidas e dificuldades por parte dos professores, principalmente no processo de alfabetização em relação a essa temática, também observamos que a escrita ocupa um lugar de prestígio na sociedade em geral e na comunidade escolar. Lembremos que estamos em uma sociedade grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, no significante impresso, diante de tantas pluralidades que esse tema aborda, demonstra os mesmas “fala e escrita” oralidade e letramento não podem ser dissociados, que há uma harmonia entre as duas que faz com que a interdependência seja necessária na formação alfabetizadora das crianças, ou seja, uma completa o outra.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(a) M.e Márcia Ângela Patrícia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA MONOGRAFIA.pdfGOMES, J. S1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.