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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Gomes, Joelma Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T14:21:22Z | - |
dc.date.available | 2016-08-25T14:21:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Joelma Santos. Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização. 2016, 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento Pedagogia, Ariquemes, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1118 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(a) M.e Márcia Ângela Patrícia | pt_BR |
dc.description.abstract | corrente estudo teve como temática a oralidade e o letramento. O objetivo central que norteou este trabalho consiste em verificar as concepções de oralidade e letramento de professores alfabetizadores de uma escola pública municipal da cidade de Ariquemes, estado de Rondônia. Para o corrente tema, adotamos a pesquisa bibliográfica em livros impressos, em sites de buscas com acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, e em concomitância a pesquisa de campo com os professores. No transcorrer dos trabalhos vimos que embora essas duas modalidades apresentem diferenças, também dúvidas e dificuldades por parte dos professores, principalmente no processo de alfabetização em relação a essa temática, também observamos que a escrita ocupa um lugar de prestígio na sociedade em geral e na comunidade escolar. Lembremos que estamos em uma sociedade grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, no significante impresso, diante de tantas pluralidades que esse tema aborda, demonstra os mesmas “fala e escrita” oralidade e letramento não podem ser dissociados, que há uma harmonia entre as duas que faz com que a interdependência seja necessária na formação alfabetizadora das crianças, ou seja, uma completa o outra. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-22T18:45:17Z No. of bitstreams: 1 JOELMA MONOGRAFIA.pdf: 1213035 bytes, checksum: 3e9cc2b35cb84517965ada788ffc1bef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOELMA MONOGRAFIA.pdf: 1213035 bytes, checksum: 3e9cc2b35cb84517965ada788ffc1bef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-25T14:21:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOELMA MONOGRAFIA.pdf: 1213035 bytes, checksum: 3e9cc2b35cb84517965ada788ffc1bef (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Oralidade e letramento: um estudo sobre a concepção dos professores do ciclo de alfabetização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JOELMA MONOGRAFIA.pdf | GOMES, J. S | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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