Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1119
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Melo, Fernanda de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T14:31:07Z | - |
dc.date.available | 2016-08-25T14:31:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Melo, Fernanda de A literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem da leitura. 2016, 72 f. : il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1119 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(o) Dr. Idone Bringhenti. | pt_BR |
dc.description.abstract | presente estudo versa sobre a literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem na aquisição da leitura. Tendo como objetivo central analisar como acontece o modo de abordagem da literatura infantil por professores alfabetizadores da cidade de Ariquemes. A leitura sempre foi e sempre será ato de grande importância para o aprendizado em todas as fases educacionais, sobretudo durante o processo de alfabetização, pois como indicam Magda Soares, Regina Zilberman, e outros renomados autores quando a criança ouve alguém ler pra ela é, também, uma forma de ler. É sabido por todos que a cada dia criar o hábito da leitura nos pequenos tem se tornado um desafio maior, pois as crianças, já muito novas, têm contato com recursos tecnológicos, como a televisão, o computador e a internet, munidos de sons, imagens e movimentos, isso faz com que o livro se torne obsoleto e deixado em segunda opção. Contudo, é preciso incentivar e motivar os infantes a desenvolverem o gosto pela leitura e através da literatura infantil se constitui um veículo de manifestação da cultura e de ideologias. Isso porque a leitura leva o sujeito à reflexão, uma vez que, proporciona momentos em que o leitor deixa o real e vive o imaginário e deste contemple o seu mundo real, pois o imaginário fala de seu mundo com suas dificuldades e soluções, ajudando-o a conhecê-lo melhor. Logo, discutir a importância de se introduzir as crianças no universo da literatura induzindo-as ao gosto pela leitura se faz tarefa de grande relevância aos profissionais da educação. As principais teorias e fundamentos empregados nesta pesquisa permitiram dizer que, embora a leitura seja um dos meios fundamentais pelos quais o desenvolvimento da criança pode se constituir, falta à escola um trabalho mais consistente e laborioso, no que diz respeito ao incentivo da leitura como uma via importante para inserção do aluno no universo do letramento, e, tal via, se propaga pelas veredas da literatura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-08-22T19:41:10Z No. of bitstreams: 1 Melo, Fernanda de.pdf: 1199267 bytes, checksum: afcc4a5ed8aad99b089ff1add504c1cc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-08-25T14:27:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Melo, Fernanda de.pdf: 1199267 bytes, checksum: afcc4a5ed8aad99b089ff1add504c1cc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-25T14:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Melo, Fernanda de.pdf: 1199267 bytes, checksum: afcc4a5ed8aad99b089ff1add504c1cc (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Hábito de ler | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem da leitura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Melo, Fernanda de.pdf | Artigo principal | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.