Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1121
Título: Segurança no ambiente de trabalho: estudo comparativo nas cerâmicas da região leste de Rondônia.
Autor(es): Santos, Sirlei Soares dos
Palavras-chave: Segurança do trabalho
EPI - Utilização
Cerâmicas - Região Leste
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Sirlei Soares dos. Segurança no ambiente de trabalho: estudo comparativo nas cerâmicas da região leste de Rondônia. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esta pesquisa científica tem por objetivo analisar a implantação da segurança do trabalho em cerâmicas. Trata-se de um estudo desenvolvido nas cerâmicas da região leste de Rondônia, localizadas nos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná. O estudo é de caráter exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, utilizando-se do método de raciocínio dedutivo. Nas técnicas de coletas de dados utilizou-se: pesquisa bibliográfica, questionários, entrevistas e protocolo de observação não participante. Os participantes da pesquisa foram 10 funcionários do setor da produção de cada cerâmica e os respectivos proprietários ou gerentes, totalizando 66 pesquisados. Foi realizado um estudo sobre o risco de acidentes no setor cerâmico; as condições do ambiente de trabalho, as principais causas dos acidentes de trabalho nas cerâmicas e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI). Os resultados demonstram que as condições do ambiente de trabalho das cerâmicas pesquisadas se diferem principalmente quanto aos aspectos de iluminação e ventilação. O ritmo de trabalho acelerado e a falta de atenção dos próprios trabalhadores são os principais fatores que podem causar acidentes. Os Equipamentos de Proteção Individual mais comuns nas cerâmicas são os protetores auriculares, as luvas, as botinas e os capacetes. O índice de funcionários que deixam de usar os equipamentos é alarmante em uma cerâmica de Pimenta Bueno e uma de Ji-paraná, cerca de 70% dos funcionários destas cerâmicas não utilizam os equipamentos porque causam desconforto e atrapalham a função. Os EPIs são disponibilizados gratuitamente pelas empresas e substituídos imediatamente quando já estão gastos ou defeituosos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1121
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPA TCC.pdf129,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC.pdf123,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador