Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1145
Título: Análise do desempenho de franquias localizadas no município de Cacoal através do Balanced Scorecard
Autor(es): Mesquita, Tássia Repiso
Palavras-chave: Franquias
Balanced Scorecard
Desempenho
Data do documento: 21-Jul-2014
Citação: MESQUITA, Tássia Repiso. Análise do desempenho de franquias localizadas no município de Cacoal através do Balanced Scorecard. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O sistema de franquias se caracteriza por configurar um modelo de negócio que proporciona vantagens competitivas através do gerenciamento de uma rede composta por unidades interligadas, porém independentes entre si. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho das franquias instaladas no município de CacoalRO através do Balanced Scorecard. A metodologia utilizada apresenta método indutivo, natureza descritiva, com abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados foram à pesquisa bibliográfica e o questionário estruturado. Os sujeitos da pesquisa foram os proprietários ou gerentes das franquias instaladas no centro comercial de Cacoal. O universo contou com 17 franquias, das quais 13 concordaram em participar livremente, sendo validados 12 questionários. Os dados foram analisados observando as médias obtidas nos indicadores de desempenho contidos no questionário, onde as perspectivas do Balanced Scorecard foram avaliadas conforme a Escala de Likert. Os resultados mostram que o município de Cacoal é um local atrativo para franquias de diversos segmentos. Evidenciou-se também que o grau de satisfação dos franqueados de Cacoal é considerado bom, mas que algumas melhorias precisam ser realizadas. Foi constatado que as maiores vantagens percebidas pelos franqueados se referem ao posicionamento da marca, ao suporte gerencial da franqueadora e a credibilidade com fornecedores. O ponto que foi percebido maior nível de insatisfação se refere à falta de reuniões entre os participantes da rede, o que prejudica o gerenciamento do conhecimento. Sugere-se que as franqueadoras busquem formas de integrar os participantes da cadeia, para utilizar o conhecimento destes, e assim poder criar estratégias direcionadas para a resolução dos problemas dessas unidades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1145
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo CD.pdf984,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador