Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1150
Título: Sustentabilidade econômica dos produtores orgânicos de pequena propriedade rural no município de Cacoal – RO (Brasil)
Autor(es): Santos, Marcelo Oliveira dos
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Sustentabilidade econômica
Custos de produção
Formação de preços
Indicadores de sustentabilidade
Meio ambiente
Data do documento: 21-Jul-2014
Citação: SANTOS, Marcelo Oliveira dos. Sustentabilidade econômica dos produtores orgânicos de pequena propriedade rural no município de Cacoal – RO (Brasil). 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014
Resumo: Ser sustentável economicamente faz parte dos objetivos das organizações que buscam se perpetuarem no mercado onde os consumidores passaram a valorizar as empresas que são comprometidas com o meio onde atuam. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a sustentabilidade econômica dos pequenos agricultores orgânicos do município de Cacoal/RO. A pesquisa é descritiva de caráter exploratória com método indutivo e abordagem quantitativa e qualitativa. As técnicas de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica, formulário e pesquisa documental realizadas em cinco propriedades rurais com agricultores orgânicos que comercializam seus produtos no mercado municipal. Os principais resultados demonstraram alguns dos principais obstáculos enfrentados pelos entrevistados na gestão da propriedade, principalmente, na formação dos preços e contratação de mão de obra. Por outro lado, todos os agricultores valorizam a formação profissional para desenvolver as atividades e a maioria custeia a produção com recursos próprios. Os resultados obtidos através do formulário mostraram que, apesar das limitações enfrentadas pelos produtores, o mercado está muito favorável para este produto, possibilitando retorno financeiro considerável. Todas as propriedades são sustentáveis economicamente, pois, nenhuma delas apresentou prejuízos, proporcionando percentual de lucratividade acima de 50% da receita. Aos agricultores, sugere-se a adoção da tecnologia para auxiliar nos procedimentos gerenciais como gestão dos custos, tomadas de decisões baseadas em informações confiáveis e abandonar a gestão da propriedade fundamentada no empirismo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1150
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Marcelo dc 30.06.14.pdf606,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador