Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1152
Título: Qualidade em serviços de cartórios: análise através do instrumento SERVQUAL
Autor(es): Gularte, Kelli
Palavras-chave: Qualidade
Serviços
Cartórios
SERVQUAL
Data do documento: 30-Abr-2013
Citação: GULARTE, Kelli. Qualidade em serviços de cartórios: análise através do instrumento SERVQUAL. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: Esta pesquisa trata da qualidade dos serviços prestados em cartórios, tem como objetivo analisar as expectativas e percepções dos usuários por meio da ferramenta SERVQUAL. A prestação de serviços ao público carece de métodos para melhorias, portanto essa pesquisa permite apontar os pontos que necessitam aplicar adaptações que possam responder adequadamente às necessidades dos usuários. O estudo adotou abordagem qualitativa de forma descritiva. Para tanto foi utilizada a técnica de coleta de dados de forma bibliográfica e aplicação de questionários, sendo que os sujeitos da pesquisa participaram por critérios de inclusão. Fez parte integrante da amostra o total de 94 (noventa e quatro) questionários válidos. Para análise dos dados foi utilizada a escala Likert do tipo 05 pontos e tabulados através do Excel, sendo que os resultados da pesquisa foram identificados através dos GAP’S, que significam distância entre expectativa e realidade observada. Resultou que os itens de maiores prioridades são: equipamentos modernos, instalações físicas atraentes, aparência física das instalações, prazo para atendimento, apoio da empresa aos funcionários e atenção personalizada aos clientes. As dimensões que apresentam melhores resultados são: segurança e confiabilidade. O item que refere à confiança nos funcionários apresenta qualidade satisfatória e o item referente disponibilidade dos funcionários para responder as solicitações dos clientes apresenta qualidade surpreendente. Os resultados apontaram que os clientes esperam mais do que percebem, por outro lado, as distâncias são pequenas, indica que as percepções estão próximas de alcançar as expectativas. Conclui-se que por meio desta pesquisa foi possível atender os objetivos propostos e extrair informações relevantes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1152
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade em serviços de cartórios.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador