Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1156
Título: Qualidade no atendimento ao cliente no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Autor(es): Costa, Francisco Antonio Valentino
Palavras-chave: Qualidade
Serviços
Clientes
Satisfação
Atendimento
Data do documento: 29-Abr-2013
Citação: COSTA, Francisco Antônio Valentino. Qualidade no atendimento ao cliente no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O presente trabalho descreve a qualidade no atendimento aos clientes do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Existem vários pontos a serem trabalhados quando se fala em atendimento ao cliente, considerando que sempre há algum ponto a ser melhorado, adaptado ou alterado para conseguir realizar um atendimento satisfatório. A pesquisa realizada teve como procedimento uma pesquisa exploratória direta. Com o propósito de alcançar os objetivos mensurados; foram aplicados cento e cinqüenta questionários junto aos clientes do SENAC, empregando-se as técnicas de pesquisa bibliográficas e levantamento de dados tabulados por meio de planilha Excel, expondo o material pesquisado de forma descritiva. Com isso foi possível verificar a opinião dos clientes quanto ao que poderia ser melhorado, buscando a satisfação total dos mesmos. Os resultados obtidos foram sempre objetivando principalmente a melhora no desempenho dos funcionários perante seus clientes, sendo que o mesmo geralmente tem uma boa imagem da empresa já que são mais de 67 anos de história. Um atendimento de qualidade consta como diferencial para uma organização de sucesso, é o que pode ser comprovado com essa pesquisa realizada para compor o presente artigo. Quando uma empresa é negligente no bom relacionamento com seus clientes, corre o risco de perdê-los e ter sua imagem fortemente comprometida. Por fim, sugere-se aumentar o número de funcionários e também treinamentos para que estes tenham no que se respaldar e consequentemente satisfazer as necessidades de seus clientes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Geraldo da Silva Correia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1156
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capas.pdf149,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Qualidade no Atendimento ao Cliente no SENAC.pdf287,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador