Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1171
Título: Estratégias de redução de custos de frete: estudo de caso em uma transportadora da cidade de Cacoal/RO
Autor(es): Campos, Rosângela Aparecida da Silva Coléta
Palavras-chave: Transporte
Frete
Custos
Estratégia
Data do documento: 30-Abr-2013
Citação: CAMPOS, Rosângela Aparecida da Silva Coléta. Estratégias de redução de custos de frete: estudo de caso em uma transportadora da cidade de Cacoal/RO. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar as estratégias que a empresa Delta utilizou para a redução de seus custos de frete, onde foram observados os tipos de serviços prestados, também diagnosticado quais as composições de custo de frete e analisadas as técnicas utilizadas para redução de custos. Ressaltando que o setor de transporte é complexo e diverso, a pesquisa analisou os custos logísticos da empresa Delta Transporte que envolve carga fracionada. O transporte de modal rodoviário nos últimos anos vem passando por grandes transformações e desenvolvimentos tecnológicos, modernização de frota, ampliação de vias rodoviárias também a adequação de equipamentos de segurança via satélite. As estratégias de redução de custos adotadas por transportadoras traduz-se em um contexto de amplitude nacional, por que o custo é um fator importante de competitividade. Com o proposito de conhecer os benefícios das estratégias adotadas pela empresa, este trabalho foi realizado através da pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e estudo de caso. Utilizando como forma de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, observação em loco, entrevista semiestruturada e analise documental. A entrevista foi realizada com o gerente administrativo da empresa, onde foi possível identificar que as estratégias de redução de custos adotadas apresentaram benefícios satisfatórios como, desenvolvimento tecnológico, criação de rotas alternativas, treinamento de pessoal e aquisição de veículos apropriados para entrega. Entretanto, fica como sugestão a necessidade de um estudo mais detalhado, com relação ao treinamento de gestores, para que estes possam oferecer maior suporte á empresa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Esp. Nícolas Alessandro de Souza Belete
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1171
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de Conclusão Curso Rosângela.pdf252,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador