Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1177
Título: Planejamento e controle da produção: um estudo de caso em uma indústria de laticínio no município de Ministro Andreazza-RO
Autor(es): Fermow, Euciani Aparecida Carara
Palavras-chave: Planejamento
Controle da produção
Matéria-prima
Sazonalidade
Previsão da demanda
Data do documento: 29-Abr-2013
Citação: FERMOW, Euciani Aparecida Carara. Planejamento e controle da produção: um estudo de caso em uma indústria de laticínio no município de Ministro Andreazza-RO. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O objetivo desse artigo é demonstrar como o planejamento e controle da produção do Laticínio Jóia Indústria e Comércio Ltda-ME, poderá minimizar os impactos causados à indústria pela sazonalidade da matéria-prima. Utilizando para isso pesquisa descritiva e exploratória, método dedutivo, abordagem quantitativa e qualitativa. As técnicas de coletas de dados que envolveram o estudo foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista com o proprietário da indústria, e observação sistemática. Os resultados mostraram que a matéria-prima utilizada no laticínio é um produto sazonal, devido a variação ocorrida com o volume de capitação em cada mês do ano. Apresentou também, que a indústria não realiza previsão da matéria-prima a ser capitada e nem a previsão da demanda do produto, realizando apenas o planejamento e controle da produção em curto prazo, impossibilitando a indústria de realizar contratos de vendas e investimentos por não possuir previsão do volume de produção futura. Sugere-se que a indústria realize uma pesquisa para ter base do volume de produção da matéria-prima e da previsão da demanda, podendo realizar assim um planejamento e controle da produção, que utilize como base dados das variações ocorridas nos meses anteriores. A implementação de um planejamento bem elaborado possibilitará a realização de contratos de vendas e investimentos, podendo levar a indústria a se desenvolver.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1177
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC Euciani.pdf386,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador