Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1178
Título: As relações entre agropecuária e o desmatamento no estado de Rondônia
Autor(es): Ribeiro, Marcello Batista
Palavras-chave: Rondônia
Desmatamento
PCA
Clusters
K-means
Data do documento: 2008
Citação: RIBEIRO, M. B. As relações entre agropecuária e o desmatamento no estado de Rondônia. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: O desmatamento no Estado de Rondônia alcançou, atualmente, níveis alarmantes e de difícil controle. Para combater o desmatamento com eficiência, é necessário primeiro conhecê-lo. Este trabalho apresenta uma análise sobre o as possíveis relações existentes entre as culturas agropecuárias e o desmatamento, nos 52 municípios do Estado de Rondônia. Foram utilizados os dados do desmatamento do Projeto PRODES e os dados agropecuários formam fornecidos pelo IBGE. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de componentes principais – PCA, juntamente com a análise de clusters, com a utilização do algoritmo K-means. O método de utilização das duas técnicas apresentou resultados satisfatórios. Além das duas técnicas, também foram utilizados mapas temáticos para melhor visualização de alguns resultados. Os resultados obtidos levaram à conclusão de que o desmatamento relaciona-se bem com o efetivo bovino.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Gilson Medeiros e Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1178
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcello B.Ribeiro_As relações entre agropecuária.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.