Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1182
Título: Atividade antioxidante in vitro de plantas medicinais da Amazônia Ocidental.
Autor(es): Martão, Valéria Moreno
Palavras-chave: Amazônia Ocidental
2,2-difenil-1-pricil-hidrazil (DPPH)
Radical livre
Data do documento: 2013
Citação: MARTÃO, V. M. Atividade antioxidante in vitro de plantas medicinais da Amazônia Ocidental. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: O presente trabalho procurou avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico e das frações, de plantas encontradas na Amazônia Ocidental. As plantas testadas para a atividade antioxidante foram: Bertholletia excelsa, Eleutherine bulbosa, Piper obliquum, Protium subserratum e Protium trifoliolatum. Atualmente há muitos estudos voltados a inibição dos radicais livres, estes são muitos importantes devidos as várias doenças relacionadas à estes. O método utilizado para essa avaliação foi o de sequestro do radical livre DPPH (2,2-difenil-1-pricril-hidrazil). O DPPH em solução apresenta uma coloração roxa e ao reagir com um antioxidante perde essa coloração e ganha uma cor amarelada. Foi utilizada a técnica da espectroscopia de absorção na região de UV-Visível para a realização da leitura das amostras, obtendo-se assim as porcentagens da atividade antioxidante das mesmas, em variadas concentrações. Os resultados foram apresentados na forma de porcentagem e índice de inibição do radical livre DDPH (EC50). As plantas Piper obliquum, Protium subserratum, Protium trifoliolatum e casca da Bertholletia excelsa apresentaram valores de inibição do DPPH menores ou aproximados quando comparados com os resultados do padrão utilizado Ginkgo biloba, exceto as frações clorofórmio dessas plantas que apresentaram altos valores de EC50. As plantas Eleutherine bulbosa e ouriço da Bertholletia excelsa não apresentaram valores expressivos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Profa. Dra. Mariangela Soares de Azevedo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1182
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valéria M. Martão_Atividade antioxidante in vitro de plantas.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.