Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1192
Título: Dimensões organizacionais do trabalho do agente penitenciário federal e riscos de adoecimento sob a ótica da psicodinâmica do trabalho
Autor(es): Cavalcante, Daniele Mejia
Palavras-chave: Trabalho
Saúde mental
Penitenciária
Agente penitenciário federal
Psicodinâmica do trabalho
Data do documento: 2015
Citação: CAVALCANTE, D. M. Dimensões organizacionais do trabalho do agente penitenciário federal e riscos de adoecimento sob a ótica da psicodinâmica do trabalho. 2015. 121f.Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Este estudo expõe as dimensões organizacionais do trabalho do agente penitenciário federal e os riscos psicossociais do adoecimento, bem como demonstra o custo humano da profissão e as consequências do trabalho para a saúde. Também descreve a sobrecarga psíquica do trabalho e as condições laborais que podem influenciar no adoecimento, além de mapear as vivências de prazer e sofrimento, sintomas físicos e psicossociais relacionados ao trabalho. A condução da pesquisa foi fundamentada na Psicodinâmica do Trabalho, tendo como base Dejours (1992, 1994, 2012) e seus precursores no Brasil. A metodologia aplicada teve duas etapas: uma de caráter descritivo e quantitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico e a aplicação do Inventário Sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA); e uma qualitativa, de corte transversal, utilizando a escuta e o depoimento dos servidores na interpretação das escalas. O universo da pesquisa foram os agentes da Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho, e os resultados apontam para uma organização laboral deficiente e condições de trabalho insatisfatórias, em que as relações socioprofissionais ficam afetadas, sendo a organização do trabalho a dimensão que mais contribui para esse resultado. Constata-se ainda que a sobrecarga psíquica advém da baixa realização profissional e do esgotamento profissional, pois os profissionais não se sentem reconhecidos, culminando em desmotivação. Os danos relacionados ao trabalho apontam que a equipe está exposta a riscos de adoecimento físico, psicológico e social, que sugerem a presença de sentimentos característicos da depressão relacionada ao trabalho, culminando em tendência ao suicídio. O indicador de prazer no trabalho aponta para bom nível de liberdade de expressão entre colegas e orgulho de fazer parte do mais alto padrão do sistema penitenciário.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1192
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele M. Cavalcante_Dimensões do trabalho do agente penitenciário.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.