Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1197
Título: A escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizações
Autor(es): Manzini, Leonardo Cappi
Palavras-chave: Identidades
Escola
Adolescentes
Singularidades
Data do documento: 2015
Citação: MANZINI, L. C. A escola de todos e de cada um: adolescência — mudanças e singularizações. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as relações entre a adolescência e a escola, em um contexto que se mostra complexo e problemático evidenciado por índices educacionais e sociais negativos comprometendo o futuro dos vinte e um milhões de jovens brasileiros. O objetivo é compreender a relação entre a escola e a construção da identidade/singularidade de adolescentes de uma escola pública estadual do município de Cacoal/RO. A escola foi indicada pela Secretaria Estadual de Educação que concedeu a autorização. A pesquisa é de cunho qualitativo através de entrevista realizada com nove sujeitos/adolescentes do ensino Fundamental e Médio, entre 12 e 16 anos de idade, devidamente autorizada por seus pais ou responsáveis. O discurso dos adolescentes é analisado com base no dispositivo analítico construído com teorias da pós-modernidade. Constatamos que há uma multiplicidade de relações que se manifestam na construção da singularidade desses adolescentes e a escola passa a ser um lugar de destaque para muitos deles, pois, grande parte das vivências sociais e pessoais de nossos sujeitos acontece no entorno e na escola. A escola torna-se um cenário onde se desenvolvem muitas relações, tais como: as identificações, o reconhecimento, o pertencimento e a diferença. As mudanças sociais e culturais ocorridas nas últimas décadas perpassam as significações, as identidades e os modos de subjetivação e singularização desses sujeitos, sem anular a força das tradições e das forças locais em que esses jovens se desenvolvem. Considerando-se os achados deste estudo, os adolescentes do município de Cacoal-RO, situados no contexto desta pesquisa, lidam de modo singular com as forças sociais vigentes, em uma escola que é de todos, mas se manifesta de forma singular como a escola de cada um.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1197
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo C. Manzini_A escola de todos e de cada um.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.