Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1212
Título: Sustentabilidade empresarial: uma abordagem ambiental de empresas do setor cerâmico localizadas no município de Cacoal/RO
Autor(es): Santos, Sérgio Batista Guedes dos
Palavras-chave: Cerâmicas
Sustentabilidade
Meio ambiente
Data do documento: 6-Jul-2016
Citação: SANTOS, Sérgio Batista Guedes dos. Sustentabilidade empresarial: uma abordagem ambiental de empresas do setor cerâmico localizadas no município de Cacoal/RO. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As industrias cerâmicas são um importante segmento econômico do Brasil, gerando empregos e renda. Com a crescente preocupação com a preservação ambiental, a sociedade tem aumentado o interesse sobre o assunto. Esse estudo trata de uma pesquisa realizada sobre a sustentabilidade ambiental das industrias cerâmicas localizadas no município de Cacoal. A pesquisa teve como objetivo descrever as práticas da ambientais das indústrias cerâmicas, suas vantagens e desvantagens, verificar como as empresas vem cumprindo a legislação ambiental vigente, identificar e descrever as estratégias ambientais realizadas por elas durante o processo de extração e produção. Para obter os resultados realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa através do método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram as cerâmicas localizadas no município de Cacoal. O entrevistado foi o responsável pelo processo de sustentabilidade ambiental. As principais estratégias adotadas pelas industrias cerâmica são o investimento em equipamentos, a contração de profissionais qualificados e o cumprimento das suas obrigações legais. Isso aumenta a credibilidade do setor perante a sociedade, traz produtos de qualidade e minimiza os impactos causados pela sua atuação. O reaproveitamento de resíduos, redução dos desperdícios torna o processo produtivo mais eficiente reduzindo a necessidade de utilização dos recursos naturais. Com a contribuição de todos os setores da sociedade será possível garantir um futuro para as novas gerações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1212
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC SERGIO BATISTA.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador