Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1222
Título: Lógica Fuzzy: uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão com relação a fatores que interferem no rendimento escolar
Autor(es): Oliveira, Francenildo Cardoso
Palavras-chave: Lógica Fuzzy
Rendimento escolar
Tomada de decisão
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, Francenildo Cardoso. Lógica Fuzzy: uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão com relação a fatores que interferem no rendimento escolar. 2014. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta a possibilidade de uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão quanto ao rendimento escolar do aluno da Educação Básica em função das principais variáveis das quais depende tal rendimento, a saber: participação da família, infraestrutura da escola, motivação do aluno e qualidade do professor. Tal ferramenta, uma máquina de inferência fuzzy é um toolbox do software matlab, que, no nosso caso, é composta de quatro variáveis de entrada, um conjunto de regras e uma variável de saída. Devido sua robustez, é, no nosso entendimento, bastante útil na ocasião da intervenção. De forma a prezar pela simplicidade, cada uma dessas variáveis, foi composta de apenas três funções de pertinência todas contida no intervalo [0,1]. Foi fornecido ainda um “diálogo” entre os principais pesquisadores da Educação Básica com respeito às variáveis que interferem no rendimento escolar do aluno, o que deu suporte a contextualização do presente trabalho de conclusão de curso.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Matemática. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1222
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francenildo C. Oliveira_Lógica Fuzzy.pdf985,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.