Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1225
Title: O sistema progressivo de cumprimento de pena e sua aplicação no Brasil
Authors: Souza, Sérgio Roberto Machado
Keywords: Sistema Progressivo
Lei de Execução Penal
Ressocialização
Issue Date: 2008
Citation: SOUZA, Sérgio Roberto Machado. O sistema progressivo de cumprimento de pena e sua aplicação no Brasil. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do sistema progressivo de cumprimento de pena no Brasil. A princípio faz-se uma abordagem dos aspectos históricos e finalísticos da pena e dos sistemas penitenciários. Em um segundo momento, realiza-se um escorço histórico do sistema progressivo no Brasil e suas relações com os princípios constitucionais e tratados internacionais. Passa-se, posteriormente, a uma análise dos aspectos legais da progressão de regime prisional no Brasil, dando enfoque aos pontos mais polêmicos. Por último, é descrita e analisada a realidade do sistema penitenciário brasileiro e suas implicações na eficácia do sistema progressivo. O modelo progressivo de execução de pena é considerado um grande avanço na busca pela humanização das penas, pois adota um método de reinserção gradativa do condenado na sociedade, dando sentido ao aspecto ressocializador da pena. Em razão de o Direito Penal Moderno se pautar nos princípios da humanização e da individualização da pena, o sistema progressivo de cumprimento de pena é adotado pela maioria dos países. No Brasil, tem-se um capítulo a parte, pois devido às falhas existentes no sistema penitenciário (oriundas em sua maioria da omissão estatal), o sistema progressivo não tem sido plenamente eficaz na realização das finalidades da pena.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª Esp. Emília C. Gonçalves
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1225
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Sérgio 2.pdf394,85 kBAdobe PDFView/Open
Monografia Sérgio.pdf106,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools