Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorFatel, Rosilda Santos-
dc.date.accessioned2016-11-03T17:47:41Z-
dc.date.available2016-11-03T17:47:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFatel, Rosilda Santos. A afetividade na relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. 2016, 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1251-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é resultado de estudos desenvolvidos para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso em Pedagogia. Teve como objetivo geral: compreender a afetividade na relação professor-aluno em processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental e como objetivos específicos: identificar os sentidos e as definições de afetividade do ponto de vista dos professores envolvidos na pesquisa; entender como os professores da educação infantil compreendem o papel de afetividade na relação professor/aluno; compreender como a afetividade surge nas atividades didáticas com os alunos em sala de aula e nos outros espaços em momentos escolares; compreender como os professores, em sua atividade pedagógica, relaciona-se com as emoções afetivas na relação, alunos/professor e sua relevância para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Seguindo linha de raciocínio fundamentada em Wallon (1968) que defende que a afetividade e a inteligência da criança devem caminhar juntas. Piaget (1999); Foucault (1970) dentre outros. Também foram utilizadas fontes do orden amento legal pertinente. Para sua realização fiz levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo com entrevistas, as quais foram direcionadas para as professoras de uma escola pública do Município de Ariquemes-RO. Trata–se de uma pesquisa qualitativa nos moldes da Arqueogenealogia com pesquisa teórica e empírica cujos procedimentos metodológicos envolveram observações, seleção da literatura básica e fichamento das obras selecionadas para realização da mesma. Os resultados apontaram a importância da relação entre professor/aluno no cotidiano escolar, mostrando que, essa inter-relação é como um fio condutor para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-01T14:08:31Z No. of bitstreams: 1 FATEL, R. S.pdf: 690453 bytes, checksum: 57b1abc603cb139ae3388600022c58ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-11-03T17:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FATEL, R. S.pdf: 690453 bytes, checksum: 57b1abc603cb139ae3388600022c58ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-03T17:47:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FATEL, R. S.pdf: 690453 bytes, checksum: 57b1abc603cb139ae3388600022c58ca (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor Aluno - relaçãopt_BR
dc.subjectAfetividade – sala de aulapt_BR
dc.titleA afetividade na relação professor/aluno no processo de ensinoaprendizagem na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FATEL, R. S.pdfArtigo principal674,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.