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dc.contributor.authorSampaio, Denise Teodoro-
dc.date.accessioned2016-11-09T20:10:23Z-
dc.date.available2016-11-09T20:10:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSAMPAIO, D. T. O mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velho. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1275-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. Luis Alberto Lourenço de Matos.pt_BR
dc.description.abstractO ensino tem passado, há alguns anos, por um célere processo de profundas transformações. As acentuadas mudanças políticas, econômicas e sociais, que se fazem refletir nas reformas educacionais, vêm introduzindo novos desafios à Educação, especialmente sobre os professores. O professor se depara, assim, com uma realidade múltipla, complexa, exigente e em transformação, a qual tem dificuldade em responder no sentido de cumprir uma série de papéis, vivenciando, o que tem sido denominado de mal-estar docente, expressão que tem sido utilizada para descrever os efeitos permanentes e negativos que afetam a personalidade do professor que surgem como resultado das condições psicológicas e sociais em que se exerce a docência (ESTEVE, 1999a). O mal-estar docente tem sido um assunto usual nas discussões no campo educacional e científico e, diversos pesquisadores têm desenvolvido estudos sobre o tema (AGUIAR, 2006; ARANDA, 2007; ESTEVE, 1999; GONÇALVES et al, 2008; MATOS, 2005; PASCHOALINO, 2007; ZIBETTI, 2008) e estes trabalhos desencadearam muitos outros estudos, em diferentes níveis de ensino. A partir disso, este trabalho teve como objetivo analisar a presença do mal-estar no trabalho de 10 professores das séries iniciais de duas escolas do Ensino Fundamental de Porto Velho. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa e como instrumento, entrevistas semiestruturadas e questionário sociodemográfico. O material coletado nas entrevistas foi analisado por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados parecem confirmar a presença do mal-estar docente relacionado às mudanças no papel do professor, a desvalorização profissional e os baixos salários, assim como a violência na escola, os quais têm causado algumas manifestações do mal-estar docente. A partir dos resultados pode-se concluir que esses fatores reforçam a presença do mal-estar docente, como resposta às mudanças no processo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-09T20:10:23Z No. of bitstreams: 1 Denise T. Sampaio_ O mal-estar no trabalho de professoras.pdf: 1416332 bytes, checksum: 9876026572997a06e426ef73f1b1d4e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-09T20:10:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Denise T. Sampaio_ O mal-estar no trabalho de professoras.pdf: 1416332 bytes, checksum: 9876026572997a06e426ef73f1b1d4e5 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO mal-estar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental de Porto Velhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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