Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1292
Título: Função paterna e autoridade: relatos de adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Monteiro, Anélia de Souza
Palavras-chave: Função paterna
Autoridade
Adolescente
Medida socioeducativa
Data do documento: 2013
Citação: MONTEIRO, A. de S. Função paterna e autoridade: relatos de adolescentes em conflito com a lei. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender, a partir do conceito psicanalítico de função paterna, como adolescentes em conflito com a lei percebem a autoridade. Ao considerar, a partir do aporte teórico de Freud e Lacan e do conceito de autoridade em Hannah Arendt, que a função paterna e a autoridade estariam relacionadas à interdição e à imposição de limites, faz-se importante conhecer o discurso dos adolescentes em relação às figuras de autoridade e às razões que os levam a transgredir a lei. Assim, propõe-se discutir se o advento da modernidade e pós-modernidade, e suas repercussões como as transformações no âmbito da família, o declínio da função paterna e a terceirização da autoridade, teriam relações com a prática de atos infracionais. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas abertas com três adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no município de Porto Velho. Os relatos foram analisados mediante o método de análise de conteúdo temática de Bardin (1977/2011), de onde emergiram as seguintes categorias: Família, Infância, Autoridade, Ato Infracional, Justiça, Medida Socioeducativa, Maioridade, Consumo e Privação de Liberdade. O estudo revelou que o envolvimento de adolescentes em atos infracionais vai muito além das justificativas corriqueiramente apresentadas, como dificuldades econômicas e ausência de figuras parentais ou “desestruturação” no âmbito real da família. Os conceitos psicanalíticos apontam para o impasse do sujeito diante da castração e as dificuldades em subjetivar a lei. Sobre o conceito de autoridade, observou-se que a mesma precisa ser legitimada para produzir efeito. A dificuldade de distinção entre autoridade e autoritarismo evidencia a crise da autoridade, inclusive na esfera familiar.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Melissa Andréa Vieira de Medeiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1292
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anélia S. Monteiro_Função paterna e autoridade.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.