Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1295
Título: A utilização do laptop educacional como instrumento de ensino de Ciências em Rondônia
Autor(es): Brasil, Daniele Braga
Palavras-chave: Projeto UCA
Computador portátil
Ensino de Ciências
Data do documento: 2013
Citação: BRASIL, D. B. A utilização do laptop educacional como instrumento de ensino de Ciências em Rondônia. 2013. 139f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A presente dissertação foi produzida no contexto de implantação do Projeto Um Computador por Aluno (Projeto UCA) no estado de Rondônia, durante sua Fase II ou Fase Piloto, nas quais foram envolvidas cerca de 300 escolas públicas em todas as unidades da Federação e, em Rondônia, chegou a oito escolas (cinco estaduais e três municipais). Consideramos esta pesquisa relevante, por tratar-se de um projeto considerado por muitos como inovador nos processos de ensino e aprendizagem, mediados pela utilização de computadores portáteis ou laptops educacionais por professores e alunos da rede pública de ensino. O problema de pesquisa se situa na confluência de dois campos de investigação: o de Ensino de Ciências e o de Novas Tecnologias na Educação, limitando-se neste caso, às relações entre a utilização do laptop e o ensino de Ciências nas escolaspiloto do Projeto UCA em Rondônia. O objetivo foi identificar e analisar como vem sendo a utilização dos laptops educacionais no ensino de Ciências nas escolaspiloto do Projeto UCA – Fase II em Rondônia no período de 2011/2013. A pesquisadora acompanhou o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da formação dos professores (Formação Brasil) e visitou algumas escolas com a Equipe de Formação como observadora. A partir destes encontros e visitas, gravaram-se entrevistas com pessoas consideradas informantes privilegiados neste processo. As observações foram registradas em caderno de campo e as entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas, textualizadas e analisadas segundo técnica de Análise de Discurso e Análise de Narrativa como métodos complementares. Foram identificadas diversas atividades de Ciências realizadas com o laptop no período compreendido entre 2011 e meados de 2013, mas destacamos as realizadas por uma professora de Ciências de uma das escolas-piloto, pelo fato de a mesma ter feito um uso mais intensivo desta tecnologia em sala de aula, dentre outras. Além de descrever e analisar algumas atividades realizadas por esta professora com a utilização do laptop em suas aulas de Ciências, constatamos que diversos professores, mesmo se deparando com diversos problemas de infraestrutura, ousaram e buscaram formas de incluir esta tecnologia em suas aulas de Ciências, aperfeiçoando-se como profissionais da educação diante da oportunidade que o projeto lhes ofereceu e, ainda, estão sendo protagonistas de alterações curriculares, estruturais e organizacionais nestas escolas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1295
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele B. Brasil_A utilização do laptop educacional.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.