Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1298
Title: Vestir a camisa de força: adoecimento psíquico em uma instituição pública na Amazônia
Authors: Mattos, Cristiane Brum Marques de
Keywords: Balanced Scorecard
Serviço público
Reconhecimento no trabalho
Subjetividade do trabalhador
Issue Date: 2013
Citation: MATTOS, C. B. M. de. Vestir a camisa de força: adoecimento psíquico em uma instituição pública na Amazônia. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Abstract: A implantação da reestruturação produtiva no serviço público brasileiro introduziu novos métodos de avaliação de desempenho do trabalho, e técnicas ligadas a excelência na qualidade dos serviços prestados. Os pedidos de licença para tratamento de saúde na instituição estudada estão associados a essa nova lógica produtiva. Sintomas como depressão, stress, transtorno ansioso, fóbico e de adaptação estão entre as maiores causas de adoecimento no trabalho na instituição, a partir de diagnósticos fundamentados na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) (MATTOS; BONFIN & SCHLINDWEIN, 2012). Este estudo tem como objetivo discutir como mudanças na organização do trabalho em uma instituição pública na Amazônia, derivadas do novo modelo de gestão produtiva impactaram a subjetividade dos trabalhadores. O estudo de caráter qualitativo baseou-se no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, campo de estudo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT). Foram entrevistadas 13 servidoras afastadas do trabalho por motivos de transtornos mentais. As entrevistas, agrupadas em categorias, foram interpretadas com base na análise de conteúdo de Bardin (2002). Observou-se que, as mudanças na organização do trabalho geradas pelo novo modelo de gestão da instituição resultaram em avanço tecnológico e introduziram metas de qualidade total. No entanto, tiveram impacto na subjetividade do trabalhador, limitando a autonomia e o reconhecimento no trabalho, tornando-se fonte de mal-estar, sofrimento psíquico e adoecimento no trabalho.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1298
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane B. M. Mattos_Vestir a camisa de força.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.