Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299
Title: Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental
Authors: 
Campos, Elizabete Ramos
Keywords: Avaliação escolar
Alfabetização
Instrumentos avaliativos
Issue Date: 2016
Citation: CAMPOS, Elizabete Ramos. Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2016, 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Abstract: O estudo teve como finalidade abordar a avaliação no processo de alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar o significado da avaliação no ciclo de alfabetização, de acordo com educadores que atuam com crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes-RO. É importante ressaltar que a legislação da educação vigente apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Neste aspecto, avaliar não é simplesmente dar notas e provas, avaliar vai, além disso, o professor deve conhecer melhor o aluno e ouvir seus argumentos, pois o sistema avaliativo que se baseia somente notas e provas torna-se um sistema vago porque não mostra a real dificuldade do aluno. Desse modo, para a concepção desse estudo lançou mão da pesquisa bibliográfica fundamentada em diversas teorias e leis afins que dissertam sobre o tema, além da pesquisa de campo com professores que atuam no segmento de ensino pesquisado com aplicação de questionários com perguntas subjetivas. Os dados depois de coletados foram analisados e interpretados de forma qualitativa, fornecendo elementos para atingir aos objetivos propostos. E ao final desse estudo, conforme as teorias e as informações coletadas in loco, foi possível dizer que uma prática avaliativa centralizada apenas em provas, deixa de cumprir sua real função, a qual seria a construção da aprendizagem dos alunos de forma significativa. Assim sendo, cabe ao professor realizar uma prática avaliativa com competência, para que possa favorecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória. Pois enquanto a avaliação permanecer ultrapassada o ensino deixará de formar cidadãos críticos e participativos.
Description: Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMPOS, E. R..pdfArtigo principal1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.