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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorCampos, Elizabete Ramos-
dc.date.accessioned2016-11-18T14:34:10Z-
dc.date.available2016-11-18T14:34:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAMPOS, Elizabete Ramos. Avaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2016, 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1299-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. M.e Márcia Ângela Patrícia.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como finalidade abordar a avaliação no processo de alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar o significado da avaliação no ciclo de alfabetização, de acordo com educadores que atuam com crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, no município de Ariquemes-RO. É importante ressaltar que a legislação da educação vigente apresenta a avaliação como ponto fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Neste aspecto, avaliar não é simplesmente dar notas e provas, avaliar vai, além disso, o professor deve conhecer melhor o aluno e ouvir seus argumentos, pois o sistema avaliativo que se baseia somente notas e provas torna-se um sistema vago porque não mostra a real dificuldade do aluno. Desse modo, para a concepção desse estudo lançou mão da pesquisa bibliográfica fundamentada em diversas teorias e leis afins que dissertam sobre o tema, além da pesquisa de campo com professores que atuam no segmento de ensino pesquisado com aplicação de questionários com perguntas subjetivas. Os dados depois de coletados foram analisados e interpretados de forma qualitativa, fornecendo elementos para atingir aos objetivos propostos. E ao final desse estudo, conforme as teorias e as informações coletadas in loco, foi possível dizer que uma prática avaliativa centralizada apenas em provas, deixa de cumprir sua real função, a qual seria a construção da aprendizagem dos alunos de forma significativa. Assim sendo, cabe ao professor realizar uma prática avaliativa com competência, para que possa favorecer aos alunos uma aprendizagem satisfatória. Pois enquanto a avaliação permanecer ultrapassada o ensino deixará de formar cidadãos críticos e participativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-08T19:13:25Z No. of bitstreams: 1 CAMPOS, E. R..pdf: 1071036 bytes, checksum: 51ad8c31061dc48ea7525ebf58af6751 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-18T14:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMPOS, E. R..pdf: 1071036 bytes, checksum: 51ad8c31061dc48ea7525ebf58af6751 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-18T14:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMPOS, E. R..pdf: 1071036 bytes, checksum: 51ad8c31061dc48ea7525ebf58af6751 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.titleAvaliação no processo de alfabetização do primeiro ciclo do ensino fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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