Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/130
Título: Função ativa da avaliação institucional: Um estudo sobre o processo de auto-avaliação na UNIR
Autor(es): Rocha, Rita de Cássia Ramalho
Palavras-chave: Educação Superior
Sistemas de Avaliação
Avaliação Institucional
Mudanças
Gestão Universitária
Data do documento: 2008
Citação: ROCHA, R. de C. R. Função ativa da avaliação institucional: Um estudo sobre o processo de auto-avaliação na UNIR. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: São intensas as discussões e reflexões sobre os rumos da educação superior desencadeando processos diversos de gestão que garantam solidez ao ensino e formação superior, assim como a geração de novos mecanismos de controle. No enlace desses conflitos, destaca-se a avaliação institucional como recurso de gestão a ser desenvolvido nas universidades para a consolidação das suas metas e ações institucionais. Nesse sentido, foi definido como problema de pesquisa para esse estudo a possibilidade de haver relação entre o processo de avaliação institucional e as ações de mudanças desenvolvidas pelos gestores da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Definiu-se como objetivo geral o processo de autoavaliação institucional da UNIR em sua função ativa, à partir da análise da percepção dos gestores da universidade sobre a relação existente entre as metas resultantes do processo de auto-avaliação e ações de mudanças correspondentes à avaliação. Considerou-se o modelo vigente de Avaliação das Instituições de Educação Superior – AVALIES, instituído no Brasil através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, desenvolvido na UNIR. Apresenta-se revisão de literatura sobre os pressupostos hegemônicos que fundamentam o estudo da educação superior e avaliação institucional no Brasil e a teoria Burocrática Profissional como referência de análise para compreensão dos processos de gestão universitária. A caracterização metodológica consiste em abordagem quantiqualitativa, com pesquisa bibliográfica e descritiva, através observações exploratórias e estudo de caso. O instrumento de pesquisa selecionado foi o questionário, aplicado aos gestores da UNIR. Os dados foram organizados mediante orientação estatística e serviram de base para análise e construção da dissertação. Os resultados apontaram que o processo de auto-avaliação institucional da UNIR estabeleceu-se como uma ação essencialmente burocrática para efeito de cumprimento da lei, que aconteceu de maneira pontual, descontínua, e não gerou mudanças efetivas sobre a gestão da universidade.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luiz Coimbra.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/130
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rocha, Rita de Cássia Ramalho.pdf561,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.