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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorAraujo, Joelma Alves-
dc.date.accessioned2016-11-18T14:34:51Z-
dc.date.available2016-11-18T14:34:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Joelma Alves. Análise discursiva de filmes baseados no clássico da literatura infantil “Branca de Neve e os sete anões” . 2016, 58.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1300-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. Esp. Maria Norma Souza Silva.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como temática os filmes “clássicos da Literatura Infantil”. O objetivo central que norteou este trabalho consistiu em analisar os modos de representação imaginária da mulher em dois filmes baseados na literatura infantil Branca de Neve e os Sete Anões. Um deles é o filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, criação do cineasta norte-americano Walt Disney, na década de 30, e o outro, “Deu a louca na Branca de Neve”, do cineasta americano Steve E. Gordon, produzido e circulado nos anos de 2009 em diante. Para a análise, apoiamo-nos na Análise de Discurso francesa e brasileira (ORLANDI, 1999; 2000; 2001; 2002), (MOTA, 2010) entre outros. Diante disso, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo conjuntamente. A primeira permitiu a compreender a maneira como, ao longo da história da humanidade, o cinema e a literatura vêm conquistando seu espaço. Podemos também compreender o modo como a Mulher é vista socialmente desde primórdio da sua existência até os moldes que temos atualmente. Partindo do pressuposto, buscamos saber como as instituições Família, relacionamento amoroso, trabalho e o gênero Mulher são representadas nessas versões. Dessa maneira, a pesquisa de campo consistiu apenas na coleta de dados observatório a fim de compreender com qual frequência os filmes são utilizados em sala de aula. A mesma possibilitou-nos compreende os pós e os contras desse mecanismo. Vale dizer que tais informações foram coletadas através de observação de aulas de professores entre agosto de 2015 a maio de 2016. Analisando as imagens selecionadas dos referidos filmes, concluímos que ambas as materialidades fílmicas, longe de serem transparentes, objetivas e isentas de ideologia, carregam e reforçam traços importantes sobre questões referentes à mulher, à família e ao trabalho caros à época em que cada qual foi produzido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-08T20:55:34Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO, J. A..pdf: 1730082 bytes, checksum: bc8768abf39934e3657b7e1cbbad218a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-18T14:33:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO, J. A..pdf: 1730082 bytes, checksum: bc8768abf39934e3657b7e1cbbad218a (MD5)en
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dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRepresentações imagináriaspt_BR
dc.titleAnálise discursiva de filmes baseados no clássico da literatura infantil “Branca de Neve e os sete anões”.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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