Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1308
Title: O estado da arte da neuropsicologia em diálogo com a escolarização: das limitações às possibilidades
Authors: Corrêa, Pedro Vasconcelos
Keywords: Neuropsicologia
Escolarização
Aprendizagem
Psicologia histórico-cultural
Issue Date: 2014
Citation: CORRÊA, P. V. O estado da arte da neuropsicologia em diálogo com a escolarização: das limitações às possibilidades. 2014. 170f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Abstract: Considerando a amplitude das neurociências e a sua importância para o processo educacional, apresenta-se nesta dissertação uma discussão teórica com o objetivo de identificar e analisar os fundamentos epistemológicos e conceituais da neuropsicologia veiculados no Brasil e aplicados ao processo de escolarização, identificando como esta ciência aborda a escola, aprendizagem e desenvolvimento humano, queixa e laudo neuropsicológico. Norteado pela Psicologia e Neuropsicologia Histórico-Cultural este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, de revisão sistemática de literatura, a partir de uma concepção de monografia de base nutre-se do material científico escrito e publicado nos veículos científicos. A fonte primária de coleta de dados consiste no corpus teórico composto por teses, dissertações e artigos, com parâmetro temático o conhecimento da neuropsicologia em diálogo com o processo de escolarização e critério linguístico à utilização de trabalhos publicados no Brasil no idioma português brasileiro no período 2004 a janeiro de 2013. A pesquisa ocorreu nas bases de dados Scielo – Scientífic Library Online, Biblioteca Virtual em saúde – BVS nas fontes LILACS, Medline e Bireme e Google acadêmico. Para as teses e dissertações, Banco de Tese CAPES e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. A formação final do corpus teórico foi de 57,5% (n=23) artigos, 30% (n=12) dissertações e 12,5% (n=5) de teses. Dentre as principais considerações encontraram-se as seguintes evidências: a neuropsicologia abordada por diferentes teorias, sendo elas, filiadas a duas grandes concepções epistemológicas: o cognitivismo e o materialismo histórico-dialético. Aliada aos pressupostos do paradigma cognitivo, a neuropsicologia apresenta uma concepção teórica organicista, maturacional e biológica, fato este que reduz a compreensão da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano situando a primeira como decorrência do segundo; evidenciou uma ênfase no procedimento de avaliação neuropsicológica ressaltando a análise do funcionamento de funções isoladas, centradas no déficit e abordando o não aprender como disfunção, fato este aliado a uma compreensão escolar que isola esta instituição da sua multideterminação social, política e econômica. A Psicologia Histórico- Cultural desponta como teoria que fornece elementos conceituais que possibilita uma ampliação do entendimento sobre o funcionamento cerebral abordado a partir da noção de sistemas complexos e entendimento da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano a partir de sua inter-relação. Constatou-se ainda, que o cerne do problema indica a necessidade de mudar a análise dos fenômenos humanos pela via da lógica formal, o que acarreta em cisões e oposições, pela via da lógica dialética, que possibilita entender o fenômeno em suas múltiplas relações, explicando sua gênese e desenvolvimento em seus aspectos quantitativos e qualitativos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Iracema Neno Cecilio Tada.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1308
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro V. Corrêa_O estado da arte da neuropsicologia.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.