Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1323
Título: Características comportamentais e neuropsicológicas de um grupo de obesos residentes em área Amazônica
Autor(es): Bergamini, Gésica Borges
Palavras-chave: Obesidade
Comportamento alimentar
Neuropsicologia
Data do documento: 2015
Citação: BERGAMINI, G. B. Características comportamentais e neuropsicológicas de um grupo de obesos residentes em área Amazônica. 2015. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: No ano de 2014, Porto Velho, tornou-se a capital brasileira com maior índice de sobrepeso e a quarta com o maior índice de obesidade. O aumento da prevalência de obesidade tem sido observado no Brasil em diversas áreas e segmentos sociais, observando-se o processo de transição nutricional com o avanço do predomínio da obesidade sobre a desnutrição. Considerada uma doença de causa multifatorial e epidêmica, a obesidade precisa ser compreendida e estudada com o direcionamento de um amplo conhecimento para que se possa promover a prevenção e cuidados efetivos. Através de um estudo de caso múltiplo com direcionamento descritivo, essa pesquisa questionou e avaliou 25 sujeitos obesos e 25 sujeitos não obesos, grupo comparativo, em um total de 50 sujeitos. Utilizou-se como instrumento para coleta um questionário sobre condição socioeconômica, comportamento alimentar e crenças, Escala de Compulsão Alimentar Periódica, Escala de Ansiedade de Goldberg, Escala de Depressão de Goldberg, Figura Complexa de Rey, Avaliação Rápida das Funções Cognitivas, Token Test, Stroop Teste versão para investigação, Fluência Verbal, Fluência Fonológica, Teste de Boston, Mini Exame do Estado Mental, Teste de Cancelamento de Sinos, Teste Torre de Londres, Teste Trilhas A e B, Subteste Dígitos, Arranjo de Figuras e Cubos. O perfil do obeso de Porto Velho é de alto nível socioeconômico, com mais de 12 anos de escolaridade. Na avaliação comportamental não houve diferenças significativas entre o Grupo de Obesos (GO) e o Grupo de Não Obesos (GNO), porém observaram-se o processo de percepção da fome e controle dos desejos como diferenças significativas através do teste X². Através do Teste Mann-Whitney observou-se diferenças significativas entre os grupos nos testes: ECAP (obesos), Fluência Verbal (Não obesos), e Trilhas parte A e B (obesos).
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1323
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gésica B. Bergamini_Características comportamentais e neuropsicológicas.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.