Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1332
Título: Múltiplos espaços: os sentidos e suas movências em De ouro e de Amazônia
Autor(es): Souza, Neila da Silva de
Palavras-chave: Topoanálise
Personagem
Violência
De ouro e de Amazônia
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, N. da S. de. Múltiplos espaços: os sentidos e suas movências em De ouro e de Amazônia. 2013. 102f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A pesquisa analisa a construção do espaço no romance De ouro e de Amazônia, de Oswaldo França Júnior. Para isso, estabelecemos discussões prévias sobre as principais propostas teóricas relativas ao espaço na literatura. Mostraremos que a narrativa constrói-se tanto em espaços exteriores como em interiores, espaços geográficos metaforizados de outros espaços: sociais, simbólicos, ou psicológicos. Em seguida, analisaremos, a partir do que será exposto no primeiro capítulo, de que modo a configuração espacial no romance relaciona-se com os apontamentos teóricos, considerando a relação da personagem nos macro ou nos microespaços e quais influências, ou efeitos de sentidos desempenham. No terceiro capítulo, apresentaremos o espaço social, assinalando como este atua, de certa forma, na vida da personagem; as imagens relacionadas à violência contribuem para mostrar ambientes conturbados da sociedade no meio urbano, e, ainda apontar as concepções de vida de muitos brasileiros que estão manifestas na caracterização da personagem central do romance. Propomos, portanto, o espaço que se constitui múltiplo diante de uma obra literária que também o é, o que permite a plurissignificação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Osvaldo Copertino Duarte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1332
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neila S. de Souza_Múltiplos espaços.pdf869,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.