Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1334
Título: Literatura surda: uma literatura descolonizadora?
Autor(es): Neves, Claudete Marques das
Palavras-chave: Literatura surda
Literatura pós-colonial
Cultura e identidade surda
Data do documento: 2015
Citação: NEVES, C. M. das. Literatura surda: uma literatura descolonizadora?. 2015. 65f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A proposta desta dissertação é apresentar a Literatura Surda como um elemento da cultura surda na busca e no fortalecimento da sua identidade. A função social da Literatura utilizada pelos povos descolonizados parece ser também observada na literatura surda. Por meio dos estudos pós-coloniais se verifica o papel da Literatura como elemento de resgate da identidade e fortalecimento da cultura de um povo. A dissertação foi sistematizada com os seguintes desdobramentos: o percurso do surdo na busca pelo reconhecimento de sua língua, a abordagem educacional que valoriza a língua de sinais: o bilinguismo; e, que através de uma concepção sócio-antropológica da surdez é possível vislumbrar o direito de reconhecimento de uma literatura surda. Por conseguinte, abordamos em termos gerais a função social que a literatura possui, tanto para os povos descolonizados, como para comunidade surda. E, por fim, abordamos a invisibilidade cultural e literária evidenciado em ambas, devido o processo de colonização. Seria, então, a literatura surda uma literatura descolonizadora?
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1334
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudete M. das Neves_Literatura surda.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.