Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1336
Title: Tempo e espaço: um estudo sobre alguns contos de Clarice Lispector
Authors: Castro, Fernanda Rocha e
Keywords: Clarice Lispector
Contos
Tempo
Espaço
Estranho
Issue Date: 2013
Citation: CASTRO, F. R. e. Tempo e espaço: um estudo sobre alguns contos de Clarice Lispector. 2013. 87f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Abstract: O presente estudo busca destacar a relação do tempo e espaço com eventos insólitos no fazer literário de Clarice Lispector (1920-1977), uma das autoras mais densas do Modernismo brasileiro. Por meio de fundamentos que compõem a vertente noturna da obra de Gaston Bachelard (1884-1962), temos as noções de “instante”, “instante poético” e “verticalidade”, através dos quais iremos averiguar aspectos da obra clariceana que relacionam-se com os elementos espaciais e temporais, e fazem com que suas narrativas alcançam sensações estéticas e filosóficas que marcam de forma singular as perspectivas literárias no nosso país. A obra lispectoriana já foi objeto de inúmeras investigações e continua sendo uma pergunta, cujo estranhamento fulgura a cada linha. Mirando-se em alguns conto dos livros Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964) e Felicidade clandestina (1971), e baseando-se principalmente nas intuições de Bachelard, esta análise evidencia a ligação intrínseca entre espaço e tempo, bem como suas metamorfoses experimentadas a partir da memória afetiva. Ainda fará parte do estudo o conceito de “estranho” estabelecido por Sigmund Freud (1856-1939). De acordo com Tzvetan Todorov, na teoria do “fantástico”, há uma interpenetração do mundo físico com o espiritual, o quem vem a ressaltar assim o sobrenatural. É o que se nota nos contos analisados, que causam estranheza não só pela densidade de seu conteúdo e por sua fluidez de consciência, mas pela construção complexa temporal e espacial, que desvelam eventos estranhos aos olhos do leitor.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Ana Maria Felipini Neves.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1336
Appears in Collections:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda R. e Castro_Tempo e espaço.pdf912,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.