Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/134
Título: Empreendedorismo e inovação na pecuária em Rondônia: estudo de caso sob a ótica da teoria do desenvolvimento econômico de Joseph Alois Schumpeter
Autor(es): Bueno, Silvio Gilberto
Palavras-chave: Agronegócio
Desenvolvimento econômico
Empresário inovador
Produtividade zootécnica
Teoria econômica de Schumpeter
Data do documento: 2008
Citação: BUENO, S. G. Empreendedorismo e Inovação na Pecuária em Rondônia: Um Estudo de Caso sob a Ótica da Teoria Econômica de Joseph Alois Schumpeter. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: A teoria do economista Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) credita o desenvolvimento econômico ao empresário empreendedor que, pela inovação, quebra padrões produtivos e cria novos paradigmas deslocando, assim, a referência produtiva para um novo padrão que será então o alvo na busca de uma nova situação de equilíbrio, noutra realidade econômica. Esse fato ocorre por força de mudanças abruptas e descontinuadas às quais Schumpeter dá o nome de destruição criativa, fenômeno gerador da riqueza e do desenvolvimento econômico. Sob essa ótica procedeu-se, nesta dissertação de mestrado, estudo de caso em um empreendimento agropecuário especializado na pecuária de corte localizado no município de Porto Velho que obtém produtividade zootécnica substancialmente superior aos padrões do Estado de Rondônia e mesmo brasileiros. Partindo de pressupostos de que o produto do empreendimento estudado, o mercado onde ele atua e a estrutura desse mercado são conhecidos e, portanto, não são inovações, buscou-se responder à questão sobre quais mudanças ocorrem no sistema produtivo daquele empreendimento e quais as combinações dos meios de produção que mais as influenciam. Com objetivo de identificar tais mudanças e suas causas, além de conhecer os principais eixos sobre os quais se assentam os processos de gestão daquela empresa, procedeu-se pesquisa utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas e observação no campo da criação de gado. Verificou-se ao final que, de fato, não ocorre ali o fenômeno do desenvolvimento, mas sim um exemplo de crescimento econômico, decorrente de progressivos e contínuos aperfeiçoamentos nos processos de produção. O diferencial de produtividade zootécnica que se obtém naquele empreendimento não é fruto de novidade, mas de uma gestão que conjuga racionalidade na combinação dos meios de produção, rigoroso sistema de controles e responsabilidade socioambiental.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. João Vicente André.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/134
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bueno, Silvio Gilberto.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.