Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1347
Título: Análise das dimensões do trabalho e o risco de adoecimento: um estudo na equipe de enfermagem das clínicas cirúrgicas de um hospital geral público
Autor(es): Leite, Jandra Cibele R. de A. P.
Palavras-chave: Trabalho
Equipe de enfermagem
Doenças ocupacionais
Ergonomia
Data do documento: 2014
Citação: Leite, J. C. R. de A. P. Análise das dimensões do trabalho e o risco de adoecimento: um estudo na equipe de enfermagem das clínicas cirúrgicas de um hospital geral público. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar os fatores condicionantes da carga de trabalho e das condições ergonômicas do processo de trabalho que podem influenciar no adoecimento da equipe de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo com enfoque na abordagem quantitativa. Foi realizado com a equipe de enfermagem das clínicas cirúrgicas de um hospital geral público, com uma amostra de 71 sujeitos. A coleta de dados se deu através de questionário validado abordando as dimensões do trabalho cuja análise se fundamentou no referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Os dados sociodemográficos mostram que a equipe de enfermagem das clínicas cirúrgicas é predominantemente feminina, com média de idade de 40,8 anos, mais da metade da amostra é casada e o tempo médio de trabalho é de 5,4 anos. Apresentam renda salarial baixa e a grande maioria tem de dois a três dependentes financeiros, sendo os filhos os principais representantes dessa dependência e possuem mais de um vínculo empregatício. Os riscos de adoecimento foram investigados através do Inventário sobre o trabalho e riscos de adoecimento (ITRA), composto por quatro escalas interdependentes para avaliar quatro dimensões: contexto do trabalho, custo humano no trabalho, indicadores de prazer e sofrimento no trabalho e danos relacionados ao trabalho. Os resultados mostram que os profissionais apresentam uma avaliação negativa quanto a essas dimensões. Foram encontrados indicadores de adoecimento nesse estudo, evidenciados principalmente pela rigidez na organização do trabalho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Janne Cavalcante Monteiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1347
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jandra C.R. de A. P. Leite_Análise das dimensões do trabalho.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.