Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1363
Title: Paisagens em perspectiva na poesia de Marcos Siscar
Authors: Saldanha, Dariete Cruz Gomes
Keywords: Poesia contemporânea
Paisagem
Marcos Siscar
Issue Date: 2014
Citation: SALDANHA, D. C. G. Paisagens em perspectiva na poesia de Marcos Siscar. 2014. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Abstract: A obra do poeta Marcos Siscar destaca-se na literatura brasileira contemporânea e um dos motivos desse destaque é sua forma de composição poética. Trata-se de uma poesia que se inscreve no presente tencionando a potencialidade da palavra no corpo do poema. Em razão desse gesto da escrita do poeta, este trabalho visa compreender as múltiplas perspectivas da paisagem em seus livros, especialmente Interior via satélite, sob a perspectiva da Invenção da paisagem de Anne Cauquelin. A investigação toma como ponto de partida a tessitura da linguagem e a recorrência das imagens no processo de fabricação das paisagens. Nelas existem pontos de convergências como: retorno do tempo e suas marcas no funcionamento da poética e pensamento contemporâneo, a repetição como estratégia de produção de sentido e a fragmentação. Nessa direção, a pesquisa investe na leitura imanente dos poemas, buscando mapear a poética e o pensamento que emana da poesia desse autor.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Milena Cláudia Magalhães Santos Guidio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1363
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dariete C.G. Saldanha_Paisagens em perspectiva.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.