Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1377
Título: Pesquisa de marketing: um estudo dos fatores que influenciam a decisão na compra dos produtos cerâmicos do município de Cacoal - RO
Autor(es): Souza, Jheyson Borchardt de
Palavras-chave: Decisão
Marca
Produto
Data do documento: 2016
Citação: SOUZA, Jheyson Borchardt de. Pesquisa de marketing: um estudo dos fatores que influenciam a decisão na compra dos produtos cerâmicos do município de Cacoal - RO. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apontar os fatores decisórios que influenciam na compra dos produtos cerâmicos, Engel; Blackwell e Miniard (2000) definem o processo decisório como as atividades envolvidas em obter, consumir e dispor de produto e serviços. A decisão na compra dos produtos cerâmicos é ligada a vários fatores, podendo ser este, qualidade, preço, disponibilidade do produto, atendimento, promoção entre outros fatores. Os temas aqui relacionados estão ligados a fatores decisórios na compra, marketing e marca de produtos cerâmicos. A pesquisa tem como objetivo geral identificar como é feita a escolha pelos produtos cerâmicos no município de Cacoal-RO e, como objetivos específicos, identificar o perfil do construtor, descrever os fatores de escolha pelas marcas de produtos cerâmicas ofertadas no município, avaliar qual dos canais de marketing mais atinge os consumidores e verificar a marca que se destaca no setor cerâmico. A metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa de forma descritiva e dedutiva. A coleta dos dados foi realizada através de 164 questionários aplicados a construtores e a entrevista semiestruturada, aplicada a três construtoras. Como resultado, o perfil dos construtores é diversificado, tendo igualdade somente na renda entre um e cinco salários mínimos. Os fatores que influenciam na compra dos produtos, que se destacaram, foram qualidade e o preço; o canal de marketing com mais influência foi a televisão e, a empresa que se destacou entre as marcas foi a cerâmica Rosalino. Como sugestão, indica-se a exploração deste modelo em outros setores comercias do município de Cacoal-RO, bem como, materiais de construção e confecções.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1377
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa(1).pdf11,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC.pdf979,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador