Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1386
Título: Análise da evasão acadêmica no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia no período de 2010 a 2015
Autor(es): Aoki, Bruna Mazini
Palavras-chave: Evasão universitária
Engenharia de Produção
UNIR - Cacoal/RO
Data do documento: 23-Jun-2016
Citação: AOKI, Bruna Mazini. Análise da evasão acadêmica no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia no período de 2010 a 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016
Resumo: A evasão universitária é um fenômeno que está presente em todas as Instituições de Ensino Superior e que vem sendo explorada pelo tamanho da sua complexidade e pela busca em minimizar esse problema. A partir do ano de 1990 a preocupação com o número de alunos que estavam ingressando em cursos de graduação e se evadindo tomou proporção. Contudo os estudos sobre a evasão acadêmica ainda são escassos, o que dificulta um aprofundamento do problema. A presente monografia realizou um estudo sobre a evasão acadêmica do curso de Engenharia de Produção da UNIR – Cacoal. O objetivo dessa pesquisa foi identificar quais são os motivos determinantes para que um aluno inserido no curso decida se evadir. A abordagem aplicada é o estudo de caso, estudando apenas um caso. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, o que possibilitou a captação de dados acerca da evasão ocorrida no curso de Engenharia de Produção. O primeiro passo foi realizar um levantamento do perfil de cada aluno respondente que se evadiu, e em um segundo momento realizar uma investigação sobre as os motivos que mais influenciaram o aluno a sair do curso. Os resultados demonstraram que a razão que mais influenciou os acadêmicos a deixarem o curso foi à falta de estrutura do curso (laboratório, professor, livros) gerando uma porcentagem de 42,42% dos motivos. Foi identificado também que muitos alunos abandonaram o curso por não se identificar com o perfil do mesmo e, portanto declaram ter escolhido o curso errado o que acarreta em uma porcentagem de 40,91%. O terceiro motivo foi a deficiência no relacionamento entre aluno e professor que constituiu uma porcentagem de 30,30%. Outros itens também contribuíram para o quadro de evasão do curso, como as greves, condição financeira, falta de didáticas pedagógicas, não adaptação à nova localidade, reprovações, entre outros.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Me. Nícolas Alessandro de Souza Belete.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1386
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Bruna Mazini Aoki .pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador